sexta-feira, 23 de julho de 2010

Filme

 
Persépolis . É o filme que recomendo dessa vez. A animação francesa baseada na obra autobiográfica da iraniana Marjane Satrapi e dirigida por ela e Vincent Paronnaud foi lançada em 2007 e conta, paralelamente, a vida de Marjane – dos 9 aos 24 anos – e a história do Irã, e sua turbulência política.
A animação é trabalho de Marjane, que é formada em Comunicação Visual, e produziu o filme a partir de livros autobiográficos. A maior parte dele é em preto e branco, exceto pelas cenas no presente. Os desenhos são simples, mas bastante marcantes e lindos. A narrativa, por ser real e mostrar um longo período da história iraniana é super interessante, e o filme conta com as vozes de Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux. Quem não conhece a história do Irã , esquece que o filme é uma animação e é possível acreditar em tudo o que é dito na história.
Persépolis provocou polêmica no país de origem, recebendo reclamações do governo e sendo exibido por pouco tempo nos cinemas, e com seis cenas censuradas pelo conteúdo sexual. Ainda assim, o filme foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, além de ter sido premiado em festivais e recebido várias indicações a outros prêmios. Foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, ganhou os prêmios de roteiro adaptado e melhor primeiro trabalho no César Awards (o Oscar francês), e empatou com Silent Light no Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário