quarta-feira, 16 de março de 2011

Casa Una de Cultura – Experimentalismo e Novas Linguagens

O Centro Universitário Una completa 50 anos e Belo Horizonte recebe de presente um novo espaço cultural
No dia 22 de março será inaugurado o novo espaço cultural dedicado às artes na capital, a Casa Una de Cultura. O belo casarão do início do século, no qual funcionará a Casa, está localizada à Rua Aimorés, 1451, próximo à Praça da Liberdade. O novo espaço cultural da cidade consiste de três salas menores e uma sala multiuso que comportará aproximadamente 50 pessoas. Com o centro a Una pretende interferir de forma mais direta na vida cultural de Belo Horizonte, e ir além das atribuições educacionais que constituem sua principal vocação. A inauguração da Casa faz parte das comemorações do cinqüentenário do Centro Universitário.
A proposta da Casa Una é criar um centro cultural, que fomente o experimentalismo e as novas linguagens, questões que marcam o cenário contemporâneo, por meio de uma gestão colaborativa, formada por uma equipe multidisciplinar. Segundo Guaracy Araújo, um dos gestores da Casa, “os idealizadores do projeto pretendem fazer uso do espaço para abrigar manifestações artísticas das mais diferentes áreas, como artes cênicas, artes digitais, artes interativas, artes plásticas, audiovisuais, documental, literatura, música instrumental e vocal, poesia, saraus, videoarte e outras”.
Ainda de acordo com Guaracy os princípios que norteiam o projeto são: o prazer de ter experiência e a interação. Para atender esses valores a Casa Una é um projeto aberto, que pretende ser construído dia a dia com os principais utilizadores do espaço: artistas, produtores e gestores culturais.
Um dos desafios do projeto é conseguir usar em toda sua potencialidade as ferramentas digitais. Desta forma, a intenção é conseguir em breve veicular as atividades artísticas realizadas internamente na rede, viabilizando uma interação mais ampla entre o público e seus projetos, a fim de democratizar o acesso à cultura.
A cada mês será proposto um tema como referência, criando um ambiente propício ao diálogo, ao envolvimento, a interação. No primeiro mês o tema será o feminino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário