domingo, 25 de outubro de 2009

Livro

"MÚSICA, ÍDOLOS E PODER , do vinil ao download " é um livro do André Midani.
O André é um gênio. O cara nasceu na Síria, mudou-se para a França aos 3 anos de idade e em 1955 veio para o Brasil. Aqui, começa sua trajetória na história da musica brasileira trabalhando em lojas de discos e em gravadoras.
Em 1995, ele foi eleito uma das 90 pessoas mais importantes da indústria do disco, na edição de aniversário de 90 anos da revista Billboard. Interessantíssimo este livro.

Um comentário:

  1. Primeiro parabéns Marquinho pelo Blog. Tá genial. Sucesso.
    Tem classe, conteúdo e balanço(não podia faltar)Tem até um bg com beat

    Segundo,abre de cara este espaço com o livro do André Midani: Música, Idolos e Poder.
    Li e releio sempre. É uma aula para todos nós do meio.
    O André é um cara que aprendi a admirar e com quem tive o prazer de trabalhar durante aquelas décadas de 70,80,90 (que coincidem e se cruzaram com as nossas mudanças (de rádios fm mpb, novos artistas,selos etc)
    Ele na Emi-Odeon,Polygram,Wea e eu na 98 fm, Brasileiríssima e 107 fm, a rádio do estudante.
    Ele mudava de gravadora e eu de rádio. Foram anos riquíssimos e de muitas mudanças na nossa mpb, pop,rock.. e com certeza foi ele o grande gênio e visionário que provocou esta reviravolta no mercado da nossa MPB.
    Um gênio adorável, chique e charmoso.
    Tive o prazer de conviver um pouco com ele pessoalmente(de vez em quando ela aparecia por aqui em BH, onde foi casado com uma mineira) Sempre quando nos encontravamos,discutiamos os rumos da nossa música(em pleno boom das fms)da produção musical crescente, do pop rock e da nossa mpb mineira pouco gravada.
    Ele sempre achou o músico mineiro "muito introvertido" e tímido,dizendo que o artísta mineiro em palco não se assumia como artista e coisa e tal..Deu até rebu,pois foi ao ar esta entrevista com o André.

    No livro o André tem a mesma fluidez ao descrever aquela época difícil que o país passou com uma visão atemporal e com detalhes riquíssimos.
    Com a sua visão provocou a fusão, o choque criativo de todos os artistas,compositores e até de críticos musicais.
    Polêmico e inovador, foi o seu toque de Midas(parece próximo do nome dele né?)que conseguiu trabalhar com estes contrários magicamente Acho que a alquimia dele funcionou. Tai o resultado deste caldo cultura.
    Foram inúmeras as conversas que tivemos e me lembro dele dizer: Claudinê eu gosto do seu trabalho em fm, é comportamental. É assim que eu procuro trabalhar com meu pessoal
    Quase fomos parceiros no lançamento do grupo de progressive rock mineiro o SAECULA SAECULORUM que eu era o produtor musical(1975) O disco dos meninos seria o primeiro lançamento do André na WEA(com o Liminha dirigindo) Mas o projeto foi abortado pois o grupo implodiu para nossa surpresa....Hoje eu me pergunto:será que o Midani estava certo???)
    Por quê os músicos José Audisio, Giacomo Lombardi, Marcus Vianna, Edinho e Bob Walter um belo grupo de progressive rock não deu o start???

    Sugiro que leia, o livro amigo. Você vai sentir a genialidade e os toques do mago Midani.

    ResponderExcluir